O novo Thulio 100 watts da Dornier MedTech chegou ao Brasil e, com o objetivo de apresentar a tecnologia e suas funções para alguns médicos, o início do funcionamento do aparelho em território brasileiro foi marcado por uma cirurgia de demonstração.

O procedimento cirúrgico de Enucleação Endoscópica foi organizado pela Medchir, conduzido pelo médico urologista Dr. Thiago Hota e realizado em um hospital em Curitiba, no Paraná.

O Dr. Thiago Hota destacou a combinação do Thulio, que opera com potência de um laser de Holmium e a frequência de um laser Thulium Fiber, a 100 watts de alta potência com 3.7 Kw no RealPulse.

“O Thulio traz a ideia de misturar o BOOM dos dois mundos, o BOOM do Holmium que tem uma onda de choque forte – por volta de dez, quinze mil watts, com um efeito hemostático fantástico que a gente gosta, que é o forte de hemostasia do Thulium Fiber. Então a promessa física de ter o Peak Power de três  mil e setecentos com Laser de Thulio com comprimento de onda intermediário entre o Holmium e o Thulium Fiber se concretiza na prática clínica”.

O Dr. Hota explicou ainda que “o procedimento manteve uma onda de choque satisfatória, muito parecida com a modulação de pulso dos Holmiums modernos, mas também com hemostasia fantástica que o Thulium Fiber tem, então por casar esses dois cenários, esses dois mundos, o laser entrega tudo que promete, uma boa dissecção, uma boa hemostasia e uma cirurgia mais rápida”.

Na equipe médica também estava o Dr. Marcelo Esteves, que acompanhou a cirurgia para aprender sobre o Thulio, e afirmou que a chegada do Laser de Thulio da Dornier é resultado do avanço na medicina, e que o equipamento supera facilmente as tecnologias anteriores.

Ele disse que “ao longo dos anos a medicina avançou muito com as novas tecnologias, e o Laser de Thulio, é um desses grandes avanços. Ao meu ver ele supera e muito o Holmium porque o  Thulio é um aparelho mais leve, menor, e tem um maior poder de parametrização”.

O Dr. Esteves sentiu-se privilegiado por participar da demonstração. “É uma honra estar aqui, a cirurgia foi brilhante. O poder de hemostasia do Thulio é fenomenal, e sem dúvida ele já vai ser considerado pelas maiores diretrizes mundiais da urologia o laser padrão, será inevitável”.

Na próxima quinta-feira, a Medhcir irá promover a primeira cirurgia do Laser Thulio em Santa Catarina. O procedimento cirúrgico será conduzido pelo médico urologista Dr. Edibert Melchert, no Hospital Baia Sul, e trata-se de uma demonstração para os médicos do estado.

O médico urologista Dr. Thiago Hota conduziu a cirurgia de demonstração que a MEDHCIR promoveu para apresentar a tecnologia do Laser Thulio Dornier.