Urologia

Paramentação e Desparamentação de EPI – Coronavírus

CENÁRIO ATUAL

O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa no dia 14 de maio, que somente no Brasil, o número de profissionais da saúde infectados com o novo coronavírus (covid-19) é de 31.790. Já os que apresentam sintomas e consequentemente suspeita de terem contraído a doença, chegam a 199.768. Ainda de acordo com a pesquisa, os técnicos e auxiliares de enfermagem são os mais afetados pela doença dentre as categorias de profissionais do ramo.

 

A IMPORTÂNCIA DA PARAMENTAÇÃO ADEQUADA

O Conselho Federal de Enfermagem declarou no dia 12 de abril, que foram recebidas cerca de 3,6 mil denúncias de falta, escassez ou má qualidade dos equipamentos de proteção individual (EPI). Máscaras, óculos de proteção, luvas e aventais estão entre os itens citados. Apesar do baixo suprimento de equipamento básico para os profissionais da saúde, a falta de treinamento sobre a paramentação e desparamentação adequadas, tem sido a principal causa de contaminação por parte daqueles que estão em contato direto com os suspeitos e contaminados pelo COVID-19.

Visando a melhor compreensão de como realizar os procedimentos de paramentação e desparamentação de EPI hospitalar, a ANVISA publicou um breve manual de como realizá-los de maneira correta e eficiente. Neste infográfico, o manual proposto pela agência reguladora pode ser exemplificado:

 

paramentação

 

Siga esse protocolo de maneira correta. Assim, irá minimizar a chance de ser contaminado pelo novo coronavírus.

Acima de tudo, nós da MEDhCIR, mais uma vez, reforçamos a nossa admiração pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente combatendo o COVID-19 e salvando vidas diariamente.

 

MEDhCIR: Comprometimento com o seu Bem-Estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *